quinta-feira, 23 de maio de 2013


Você costuma conversar com pessoas de outras áreas na empresa?
Costuma dar sugestões?
Pesquisa sobre assuntos que podem melhorar seu desempenho no trabalho?
Propõe discussões sobre temas para melhorar os processos e o resultado da equipe?
Compartilha informações que acha interessante?
Ajuda os colegas de trabalho?
Divide suas dúvidas e erros contribuindo para o aprendizado de todos?
Ou acha tudo isso exagero?

As empresas já perceberam que a comunicação é uma poderosa ferramenta para garantir bons resultados e alavancar seus negócios. O papel da comunicação vai além da divulgação de produtos e serviços para o público externo. É um importante instrumento de gestão estratégica interna que possibilita compartilhamento de informações e experiências; integração de todos na empresa, encurtando os níveis hierárquicos; ampliação da visão do empregado; construção de conhecimento e base para a tomada de decisões.

Por isso mesmo, cada vez mais as empresas vêm investindo em comunicação interna. São muitos os canais utilizados para conscientizar, envolver e motivar os funcionários a participarem efetivamente. Os mais comuns vão de: Rádio, TV e revista interna, blog, intranet, e-mail, chat, rede social interna, SMS, fóruns, palestras, workshops, confraternizações, jogos, competições, programas que incentivam novas ideias, atividades voluntárias, atividades esportivas, entre outras.

Mas mesmo com toda a valorização da comunicação interna, não tem sido uma tarefa tão fácil para as empresas incorporar este novo formato de comunicação à cultura organizacional, pois isto requer mudança de comportamento nas pessoas, o que leva algum tempo. Estávamos acostumados a um modelo de gestão tradicional que não exigia tanto diálogo, exposição e participação em todos os processos.

A comunicação só acontece se tiver a colaboração de todos. Comunicar, debater, informar, compartilhar, interagir, indicar, colaborar, divulgar, trocar, ensinar, aprender, pesquisar, criticar, opinar, questionar são alguns verbos que ajudam a construir uma história. As empresas estão exigindo profissionais mais comunicativos e participativos, isso não é mais uma qualidade de algumas profissões e sim uma realidade no mercado de trabalho. Então, o que acham de praticar storytelling e fazer parte da história da sua empresa?

Texto: Carolina Domingues

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