terça-feira, 21 de maio de 2013

Não há como fugir da redundância: comunicação empresarial é a comunicação nas empresas, assunto central deste fórum. Porém, não é tão simples (ou somente) como um jornal mural e ligações telefônicas. O processo de comunicação envolve diversos fatores, que incluem, desde o atendimento telefônico até a imagem da empresa na mídia e no conceito formado por cada cliente.

Um ponto fundamental é a empresa entender que a comunicação não é uma via de mão única, ou seja, apenas “disparar” informações sem interagir com os públicos (interno, externo e intermediário) é uma estratégia que tem todas as chances de dar errado. Não é a toa que Roger Cahen assemelha a comunicação empresarial com uma teia de aranhas com vários fios ligados a outros vários.

Múltiplos também são os sujeitos do público: fornecedores, prestadores de serviço, concorrência, consumidores ativos e potenciais, funcionários. E o ideal é que a empresa saiba desenvolver uma comunicação eficiente com todos eles. Para isso há diversos caminhos e ferramentas, alguns deles discutidos no VII Fórum de Comunicação Empresarial.

Aliás, o objetivo do evento é concretizar algo indispensável na comunicação em geral – a troca.

Texto: Sintia Barcelos

Tagged: , , ,

0 comentários:

Postar um comentário