I Fórum de Comunicação Empresarial
Tema: “A Comunicação como Ferramenta de Gestão”


Desenvolvido por profissionais e estudantes do Centro de Pós Graduação da Universidade Estácio de Sá, o I Fórum de Comunicação Empresarial foi realizado no dia 07 de Outubro de 2006 na unidade do Centro da própria universidade. O tema abordado foi: “A Comunicação como Ferramenta de Gestão”.

Este tema foi escolhido no intuito de destacar a comunicação, que como ferramenta de gestão, ainda não era muito conhecida e nem utilizada entre as empresas. Para isso, reunimos as melhores práticas de gestão do Rio de Janeiro, divulgando trabalhos de empresas que já utilizavam a comunicação como ferramenta de gestão e não somente como uma forma de divulgação e troca de informação.

Desta forma, o I Fórum de Comunicação Empresarial, apresentou através da experiência dos palestrantes e especialistas na área, a importância da comunicação como ferramenta estratégica em atividades organizacionais. Tivemos a presença de Mônica Alvarenga, diretora da Múltipla Comunicação, que falou sobre como garantir bons resultados com os meios de comunicação corporativos; Ana Paula L. Homem de Carvalho, gerente de telemarketing do Banco Itaú, que mostrou como é possível a comunicação dentro de um Call Center; e Beatriz Galvão, diretora de criação da BG Comunicação e Criatividade, que falou sobre o caso de sucesso da Unimed.

Voltado para profissionais atuantes no mercado, alunos de graduação, pós-graduação, gestores e interessados no assunto, o Fórum já em sua primeira edição, foi um grande sucesso contando com a participação de alunos de cursos de graduação da Universidade Estácio de Sá e pessoas de fora da instituição.

Texto: Carolina Domingues





II Fórum de Comunicação Empresarial Tema: “Avaliação e mensuração em Comunicação Empresarial: estratégias para melhores resultados”.

Dando continuidade a sua primeira edição, no dia 17 de maio de 2008 na unidade de Rio Comprido da Universidade Estácio de Sá, foi realizado o II Fórum de Comunicação Empresarial com o tema: “Avaliação e mensuração em Comunicação Empresarial: estratégias para melhores resultados”.

Em sua 2ª edição, o Fórum de Comunicação Empresarial ganha o reforço da Agência Experimental Sapiens, do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, além da contribuição de alunos do curso de Publicidade que deram uma identidade para o evento através da criação de uma logo.

No II Fórum de Comunicação Empresarial especialistas da área evidenciam através de suas experiências a importância de mensurar as ações de comunicação empresarial. Extrair informações dessas ações contribui para o aprendizado e um maior conhecimento sobre a empresa. Com isso é possível desenvolver novas estratégias em busca de diferencial competitivo, auxiliando os gestores na tomada de decisão e gerando melhores resultados para a organização.

Para falar sobre o assunto, tivemos a presença de Bruno Machado, diretor da 3COM Comunicação Empresarial; Daniel Tussini, relações públicas do Consulado do México; Mônica Alvarenga, diretora da Múltipla Comunicação; Helena Kale Pimentel Brazão, gerente de comunicação e marketing do Banco Santander e Renata Castro, coordenadora de comunicação da Merck.

Além disso, Bette Romero, diretora da Background apresentou o software “Sistema de Análise de Imagem”, criado pela Background Comunicação,que mensura e avalia, em termos quantitativos e qualitativos, o espaço jornalístico obtido na imprensa nas quatro mídias (Impressa, Web, Rádio e TV).

Este ano o público foi ainda maior que na primeira edição e tivemos a participação dos alunos do curso de Jornalismo que fizeram toda a cobertura do evento entrevistando participantes e convidados.

Texto: Carolina Domingues



III Fórum de Comunicação Empresarial Novas Tecnologias na Comunicação Empresarial

Com o tema “Novas Tecnologias na Comunicação Empresarial”, o III Fórum de Comunicação Empresarial visando o fortalecimento da comunicação dentro do meio empresarial superou as expectativas. Realizado no dia 23 de maio de 2009, o evento aconteceu Estácio de Sá, unidade de Madureira.

Considerado um sucesso, o fórum conseguiu reunir cerca de 250 estudantes e interessados em debater o tema que teve como objetivo falar das novas tecnologias nos departamentos de comunicação das empresas.

Com o apoio da Agência Experimental Sapiens, de empresas e de alunos voluntários, o evento contou com a participação de Clarissa Gaio, gerente de novos projetos da DM Consultoria; Milena Herdeiro, gestora de contas do Grupo Máquina; Gláucio Santoro, coordenador de comunicação e Rodrigo Freire, do departamento de planejamento digital da Petrobrás.

Os palestrantes ressaltaram as diferenças da comunicação institucional padrão, para a comunicação na web 2.0, que é uma forma de integração com o público.

Diferente dos outros, o fórum contou também com a participação da companhia teatral Ator e Atores que divertiu os presentes com a “Dinâmica é sua amiga” no intervalo.

Texto: Michele Nascimento


IV Fórum De Comunicação Empresarial
Responsabilidade Social na Comunicação Empresarial: desafios, tendências e oportunidade num novo cenário corporativo


Seguindo a tendência, a Universidade Estácio de Sá realizou, mais uma vez, o IV Fórum de Comunicação Empresarial, na unidade de Madureira. Esta edição teve como tema: “Responsabilidade social na comunicação empresarial: desafios, tendências e oportunidade num novo cenário corporativo”.

Como sucesso do evento anterior, o fórum contou com a presença de alunos graduação da Universidade Estácio de Sá, alunos do curso de pós-graduação e comunidade envolvida nas questões da comunicação organizacional.

Evento considerado, pelos palestrantes, importante para alunos contou com a parceria da Agência Experimental Sapiens, do curso de publicidade e propaganda, com o apoio de professores, da equipe técnica do campus de Madureira, dos alunos voluntários que apuraram o evento em tempo real e de participantes interessados pelo tema.

O IV Fórum aconteceu no dia 22 de maio de 2010 e foi de extrema importância para debater sobre um assunto que até hoje envolve toda sociedade que é a velocidade e instantaneidade na produção de notícias que são exigidas no mercado.

Texto: Michele Nascimento


V Fórum de Comunicação Empresarial
Comunicação empresarial e as novas gerações


Na sua quinta edição, o Fórum trouxe como tema a “Comunicação Empresarial e as Novas Gerações”. O evento que aconteceu no dia 14 de maio de 2011 na Universidade Estácio de Sá, campus Rebouças, reuniu profissionais de destaque de algumas das melhores e mais importantes empresas do mercado carioca que debateram as maneiras mais eficazes para atingir a geração Y.

Com o objetivo de falar sobre mídias sociais e compreender as transformações que estas ferramentas oferecem como forma de dialogar com o público interno, o evento contou com a presença dos palestrantes Paula Martini, sócia-diretora da Martinica Digital e pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTC) da FG; Bruna Capucci, coordenadora de relações públicas da L’Oréal; Paulo Clemen, sócio-diretor de planejamento e atendimento da Casa do Cliente Comunicação 360° e diretor institucional e de assuntos corporativos do Portal Nós da Comunicação; Fabio Medeiros, sócio-diretor da Comunicação Multicom e professor convidado da FGV da cadeira de comunicação virtual e da mediadora Danielle Sandri Reule, jornalista de conteúdo para web e professora de multimídia jornalística e jornalismo digital da Estácio.

O evento apresentou através da experiência dos palestrantes, ações que serviram para o crescimento interno e externo das corporações.

O Fórum teve a colaboração dos alunos de graduação em Comunicação Social da Universidade Estácio e contou com a cobertura jornalística do blog do Macaco (blog da agência Sapiens) e das mídias sociais, além das peças publicitárias espalhadas pelas unidades da Estácio.

Fonte: Daniela Leal


VI Fórum de Comunicação Empresarial
O esporte e as oportunidades de Mercado


Estratégias de marketing esportivo para as redes sociais e relação dos atletas com a imprensa foram temas do VI Fórum de Comunicação Empresarial da Universidade Estácio de Sá, realizado no dia 28 de abril de 2012 no campus Tom Jobim, Barra da Tijuca.

O debate contou com a participação de Diego Vieira, gerente de conteúdos próprios e editor-chefe dos programas do canal Esporte Interativo; Flávio Dias, assessor de imprensa dos jogadores Loco Abreu e Juninho Pernambucano e Marcelo Valença, repórter da TV RECORD responsável pela cobertura dos Jogos Olímpicos Londres 2012.

A oportunidade de debater sobre o cenário da comunicação empresarial e o esporte com os palestrantes foi de extrema importância para discutir a conjuntura de um setor que vem crescendo e ganhando visibilidade, especialmente por conta dos grandes eventos que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Divulgação de releases e fotos, e como instruir os atletas para lidar com os repórteres em situações positivas e negativas, foram alguns dos assuntos abordados e quem compareceu ainda participou do sorteio de livros sobre comunicação.

Fonte: Daniela Leal

0 comentários:

Postar um comentário