domingo, 26 de maio de 2013


Livros, jornais e revistas no cenário de Douglas Mazoni
O VII Fórum de Comunicação Empresarial com o tema “Storytelling – Comunicação e Imaginação nas Empresas” contou e fez história! Logo ao entrar no evento, na Estácio Madureira, o público foi recebido por pessoas fantasiadas de personagens inesquecíveis e podia fotografar com o cartaz “Eu contei a minha história”. O cenário de Douglas Mazoni, que já trabalhou com Gringo Cardia, estava repleto de histórias em livros, jornais e revistas.

Mestre em Ciências da Comunicação pela USP, professor e consultor de comunicação e relacionamento, Rodrigo Cogo abriu o evento falando sobre os conceitos e contextos do storytelling. O especialista explicou que a atual sociedade – configurada em rede – pode se relacionar com pessoas de diferentes lugares e culturas. De acordo com Cogo, recebemos influências multilaterais de diversas mídias e informações, o que provoca difusão de atenção das pessoas. Somos cada vez mais multivíduos, termo do antropólogo italiano Massimo Canevacci para se referir a pessoas que desempenham vários papeis. “Hoje é tudo muito hibrido”, disse Rodrigo Cogo.

Esse cenário faz com que as pessoas sintam a necessidade de buscar o passado, as raízes, a memória. Nasce aí o conceito de storytelling. Nas organizações não é diferente, Rodrigo Cogo destaca a importância de entrelaçar as narrativas pessoais com a trajetória da empresa por meio de estratégias como encantamento da linguagem, detalhes pessoais, fala emotiva, linguagem em primeira pessoa e estilo mítico.

Bruno Garcia, Rodrigo Cogo, Rafael Malhado e Raphael Santos
Já Rafael Malhado, pesquisador e apresentador do programa Papo de Mídia, falou de seu grupo de pesquisa multidisciplinar sobre mídias, que traz questionamentos sobre a comunicação com uma amplitude de visão de várias áreas, desenvolve pesquisas no mercado e no meio acadêmico e faz um trabalho usando storytelling. “A gente tenta através dos estudos e das pesquisas trazer a orientação de uma maneira ampla e para as pessoas buscarem essa informação e quem sabe contar uma história melhor para marca, produto ou serviço”, explica Rafael.

Terceiro palestrante do encontro, Raphael Santos, publicitário pós-graduado em Marketing em Gestão de Clientes, falou sobre a relação do endomarketing e o storytelling. O endomarketing é um meio de comunicação utilizada no ambiente interno das organizações com o objetivo de promover uma maior interação entre o funcionário e a empresa.

“Uma empresa não é formada por um número absoluto de pessoas e sim por um infinito conjunto de histórias individuais e diferentes”, afirmou Raphael Santos. O ideal é harmonizar a história de cada funcionário com a história da empresa para que sejam criados objetivos e interesses comuns, aumentando, assim, as chances de construir uma narrativa de sucesso e de mais valor. Raphael apresentou exemplos de empresas que usam o storytelling na comunicação interna.

Alunos da Agência Sapiens Madureira
Em seguida, o mediador Bruno Garcia, especializado em Comunicação Empresarial, promoveu um debate com perguntas do público para os palestrantes. Para finalizar, Rodrigo Cogo mostrou exemplos de empresas que tiveram sucesso com o uso de storytelling. Mastercard, Johnson, revista Época, Grupo Pão de Açúcar, Vale do Rio Doce foram algumas das que, através das histórias dos próprios funcionários, conseguiram criar campanhas, envolver e emocionar a todos, agregando valor à marca e fazendo com que o público se sentisse parte daquelas histórias.

O VII Fórum de Comunicação Empresarial foi realizado no dia 25 de maio de 2013 na Universidade Estácio de Sá e mais uma vez foi marcado pela qualidade e pelo profissionalismo.

Texto: Carolina Domingues e Guilhermina Teixeira

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