sábado, 25 de maio de 2013

Uma das coisas mais apaixonantes na Comunicação é ver a invenção e renovação de conceitos e idéias. Pablo Doberti, diretor global do UNO Internacional, publicou uma matéria no site Uno News sobre a diferença entre Multimídia e Transmídia. Segundo Pablo: “Multimidiática é uma história contada uma e outra vez, nas mil maneiras dos mil suportes e dispositivos. Transmidiática é essa história que se constrói na integração dos suportes, canais e dispositivos, que se manifesta na integração de suas diversas realizações”

A colocação feita por Pablo é bem pertinente, principalmente para quem começa agora a se aventurar nos campos da Transmídia. No passado era comum as agências de Publicidade colocarem em seus serviços um pacote de multimídia. Isso queria dizer que o anuncio seria formatado e reproduzido de acordo com as características de uma determinada mídia. Quando a internet e as redes sociais ganharam força esse recurso foi cada vez mais usado. Porém, como fazer isso sem tornar a veiculação massiva e exaustiva em um tempo onde somos atingidos de diversas maneiras?

Pablo fala um pouco sobre esse dilema: “A transmídia não anseia pela reunião em uma só mídia. Não padece da multiplicação midiática, apenas a utiliza e converte-a em recurso. Pelo contrário, é pelos interstícios dessa fragmentação que entra o produtor, para a interação, a produção e a cocriação.” Ou seja, não tem a ver com reprodução de mensagens. Nem tentar dizer a mesma coisa apenas usando canais diferentes. Usar a Transmídia corretamente é criar experiências únicas, fazendo-se valer do uso tecnológico sem criar uma fragmentação da mensagem.

Produtores de conteúdo online que procuram sempre meios mais eficazes de realizar este trabalho já perceberam isso. É importante fugir das ferramentas e botões de compartilhamento. Ao usar a Transmídia, procure sempre criar algo que se conecte a outros conteúdos de mesma origem, mas que tenham uma identidade visual própria.

Vivemos um momento onde ninguém mais quer parar (nem pode) para apreciar uma propaganda. Por mais bonito e interessante que ela seja. E nem tudo pode ser convertido em viral. Por isso evite que seu conteúdo seja mutimidia e seja muita mais transmidia. Dessa forma será muito mais fácil que seu publico alvo veja seus esforços de campanha como algo natural e conexo do que mais uma vez a mesma mensagem de novo.

Fonte: www.unoinews.com.br
Texto: Thiago Almeida

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Um comentário:

  1. O conceito de transmídia me remete ao de hipermídia, que discutia-se no início da década, 2002.

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